quarta-feira, 8 de maio de 2013

As Desvantagens de se Estar Desempregada

A vários meses atrás eu me deparei com um sonho de consumo que eu nem sabia que tinha até então. Esse box set dos livros do John Green, postado por ele mesmo no tumblr dele, foi como um presente  vindo diretamente dos céus para as minhas lindas mãos.
Só que não.
Na verdade, foi como uma brincadeira de mau gosto. Se os deuses quisessem me agraciar, eles teriam me feito achar esse box jogado no chão da rua (mas ainda assim completamente imaculado) em um dia frio de céu azul enquanto eu ia para a escola (junto com Will Grayson Will Grayson! David Levithan amor eterno), mas não. Ao invés disso, eles jogam o box na minha cara com um preço que eu não posso pagar e ainda me mostram a cara de várias meninas segurando os seus com a expressão mais realizada do mundo.
É justo? Não. Mas a vida não é justa.
O número de vezes em que eu quis arranjar um emprego só pra poder comprar livros é alarmante. Infelizmente, meu horário ainda não permite que eu ganhe meu próprio pão e compre minhas próprias coisas, e quem disse que ganho dinheiro dos meus pais?
Tenho certeza de que assim que tiver algum dinheiro disponível, esse box vai ser a primeira coisa que vou comprar.
Tá certo que já li todos os livros menos Paper Towns. Tá certo que já tenho A Culpa é das Estrelas em portugês. Tá certo que Quem é Você Alaska e Teorema Katherine já saíram no Brasil. Mas... Eu não li nenhum desses livros pela primeira vez em portugês. Eu os li em inglês, e acho no mínimo razoável que eu os tenha na língua em que foram inicialmente apresentados a mim. Certo?
Certo???
A tradução é boa, mas a perda na beleza da prosa é incrivelmente grande, por melhor que a tradução seja. Em certos casos a tradução faz de um livro melhor, mas esse não é um desses casos. Eu quero os livros na língua original porque é a língua que realmente mostra o quanto esses livros são bons (bom, não o Teorema Katherine. Desculpa pra quem gostou, mas o livro é bem fraco e um pouco entediante).
Fora o fato de que esse box ia ficar lindo na minha estante (quando eu tiver uma).
E EI, hardcover! Maldito seja você Brasil, por não me dar a escolha de ter os livros em capa dura. Um dia eu vou ser dona de uma editora e todos os livros que lançar serão assim e aí todos os outros editores vão invejar meu sucesso, pois todos os leitores vão comprar os MEUS livros MUAHAHA.
E o cheiro dos livros de capa dura é diferente, ok? É melhor. Eu não sei explicar.
Ideias malignas de antagonista à parte, ganhar esse box de presente seria simplesmente magnífico.
Discurso de frustração concluído.

Beijos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário